Devo treinar o mesmo músculo quantas vezes por semana? Calistenia & Street Workout

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Muitas dúvidas existem na mente de quem está começando na Calistenia & Street Workout e uma das principais questões que sempre vem a tona é a quantidade de treinos que devo fazer para um mesmo músculo ou grupo muscular por semana. Quer saber mais? Leia esse post!

Olá irmãos e irmãs ao redor do mundo!

Eu sou o Alex Sanches, e respondendo a várias perguntas que muitos amigos já me fizeram através das listas vip do Calistenização, eu decidi escrever esse post sobre quantas vezes você deve treinar o mesmo músculo por semana.

Bem, a primeira coisa que você tem que ter em mente é que nos treinos de Calistenia & Street Workout fica muito difícil (pra não dizer impossível) de se isolar o trabalho de alguns músculos, já que em sua maioria, os exercícios são todos multiarticulares, ou seja, nos exercícios sempre mais do que apenas um músculo acaba sendo recrutado.

Isso tem uma série de benefícios para nós, e um deles tem a ver com o gasto calórico que é sempre intenso favorecendo o trabalho metabólico e tudo mais.

Porém de maneira geral, há uma certa CAIXA que foi criada quando o assunto é ganho muscular e você bem sabe que viver dentro de caixas não é algo que pode ser considerado saudável.

É comum, mas definitivamente não é normal.

O que se tem como padrão é treinar um músculo x em um dia e depois de 2 ou 3 dias voltar a treiná-lo, afinal ele precisa de descanso para que haja hipertrofia, reconstrução muscular, reconstrução de tecido e etc.

Isso é correto, porém seguindo o pressuposto de que houve um estímulo suficientemente desgastante para que seu organismo gere uma resposta ao dano. E é aqui que tudo pode mudar…

Se você foi treinar costas por exemplo e no dia seguinte nem sentir a musculatura, pode acreditar, você deveria treinar costas de novo mais um dia. Treino é estímulo, e treinar é muito mais do que fazer os movimentos nas barras, é estar consciente o tempo todo dos sinais sentindo a musculatura sendo esfacelada com os exercícios.

Por isso já treinei costas por exemplo 3 dias seguidos antes de descansar, abdômen 2 dias seguidos, peito 3 dias seguidos também e etc. Sem estímulo, nada muda.

Com o tempo, adquirindo mais maturidade e consciência corporal, você começara a entender como focar em cada músculo, como atingir um nível de contração realmente eficiente para que consiga treinar um dia e realmente gerar aquele estímulo desejado.

O que você precisa fazer é testar e observar como seu corpo responde aos treinos.

Portanto, seus músculos precisam de descanso sim, mas você pode treinar o mesmo músculo em dias seguidos até conseguir gerar um sinal interessante. Até porque se você dentro de um ano com aproximadamente 52 semanas só treinar uma vez cada músculo, de verdade, pode esquecer resultados!

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Te encontro no próximo post!

Forte abraço!

Alex Sanches

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1 Comment
  • Luiz Fernando
    maio 8, 2016

    Queria começar a treinar mais não sei por onde

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