O que é Calistenia?

O que é, de onde ela veio e pra onde ela vai? Não, você não está assistindo ou lendo uma matéria do Globo Reporter, mas nesse post responderemos com base em pesquisas sérias o que é Calistenia.

Olá irmãos e irmãs ao redor do mundo!

Eu sou o Alex Sanches e hoje venho a vocês trazer uma matéria que chamaria de polêmica por diversos aspectos, porém de qualquer forma não poderia deixar de trazê-la a tona… Afinal, o que é Calistenia? Essa, apesar de capciosa, não é lá uma perguntar muito difícil de ser respondida especificamente sobre a Calistenia, deixando de lado o ponto em que ela se junta ao Street Workout (considerado por muitos como outro esporte), mas antes de lhe dar a definição do que consistem exercícios calistênicos, lhe fornecerei os significados por trás da palavra Calistenia em si.

Aqui vamos nós!

A palavra Calistenia é formada por duas outras palavras de origem grega, Kallos (beleza), Sthenos (força) mais o sulfixo “ia”. Já quanto ao que compreende a Calistenia em termos práticos, o assunto vai adiante.

Calistenia basicamente consiste em exercícios apenas com seu próprio peso corporal (sem equipamentos) para ganhar massa muscular, tonificar, adquirir flexibilidade, queimar gordura ou mesmo aumentar a resistência.

Tratando dessa forma, vê-se como meu grande amigo Guilherme Duarte da Equipe Street Workout Patos de Minas costuma dizer, que a Calistenia é a base de todos os esportes que em algum momento exercem atividades apenas com o próprio peso do corpo, mas que nem todos os esportes consistem apenas em exercícios calistênicos, o que os fazem serem tratados e chamados justamente como outros esportes e por outros nomes.

De qualquer maneira, a Calistenia como a tratamos atualmente ligada às barras e aos treinos voltados para hipertrofia muscular está mais conectada ao termo Street Workout (devido ao seu objetivo), e devido também ao uso de alguns equipamentos como as próprias barras fixas e paralelas, pesos adicionados através de coletes e cintos, bem como muitos outros materiais que podem ser adicionados como argolas, elementos da ginastica olímpica, pole dance e etc.

Sobre sua filosofia

Bem, nem todos possuem as mesmas preferências e muito menos os mesmos objetivos. O que acredito unir todos os praticantes de Calistenia & Street Workout não é exatamente o ganho muscular, ou mesmo o estilo de vida saudável, pra mim é algo a mais que isso… Algo que tem a ver com um desejo interno de autoconhecimento e evolução constante que explico com alguns exemplos mais claros mais adiante.

Você com toda certeza já ouviu que “a prática leva a perfeição”. Pois é, eu concordo plenamente com essa citação e quero que você siga minha linha de raciocínio por alguns instantes. Se você passar a se dedicar como maratonista, muito em breve desenvolverá excelentes condições cardio respiratórias e muita resistência. Se você passar a se dedicar como jogador de basquete, muito em breve estará apto a dar grandes saltos e dribles específicos. Da forma como eu enxergo a Calistenia & Street Workout, se você passar a “puxar ferro”, você terá condições de levantar muito peso (e sim, isso pode te ajudar muito nas práticas com o próprio peso do corpo), porém se você treinar com o próprio peso do corpo, com o tempo desenvolverá extrema força, muito controle e consciência corporal, o que acredito que todos nós praticantes desse esporte busquemos a curto, médio e longo prazo. E essa é uma das formas mais altas de autoconhecimento e desenvolvimento.

Quem já se “pendurou” em uma barra sabe bem do que estou falando.

Se você quer começar a treinar, inscreva-se GRATUITAMENTE em nossa lista VIP para receber 3 vídeos de como começar a treinar da forma correta, mais 2 e-books exclusivos, 12 Receitas para Hipertrofiar e o e-book Hipertrofia Sem Mistérios.

E se você está em busca de motivação, inscreva-se aqui também GRATUITAMENTE para que eu te envie um super material que com toda certeza poderá transformar sua vida.

Um forte abraço!

Alex Sanches

[Total: 3    Média: 5/5]
1 Comment
  • Lucas
    dezembro 14, 2014

    Boa

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *