Os 03 maiores erros nos treinos para quem quer trincar o abdômen!

Como esse definitivamente é o músculo mais desejado por todos, e como eu mesmo várias vezes cometi os erros que você vai conferir abaixo, me senti na obrigação de compartilhar esses que em minha opinião são os maiores erros cometidos pela maioria na hora de treinar o abdômen.

Olá irmãos e irmãs ao redor do mundo!

Meu nome é Alex Sanches e como de agora em diante todas as terças-feiras teremos vídeos novos no canal do youtube, e o dessa semana se trata de uma rotina matadora para abdômen, eu tinha que esse post com os 03 maiores erros que já cometi e que ainda hoje vejo muitas pessoas cometendo na hora de treinar o abdômen.

Neste post então vamos examinar esses erros com precisão e resolvê-los para que você possa conquistar o tão sonhado tanquinho que tanto merece!

Aqui vamos nós!

1 – Compromisso

Esse erro é mais frequente dentro das academias, mas ainda assim vejo como uma constante daqueles que treinam apenas com o próprio peso do corpo na Calistenia & Street Workout que é sempre deixar o treino de abdômen para o final do treino. A maioria das pessoas não treinam o abdômen com a mesma vontade e perícia que costumam treinar os outros grupos musculares, deixando os exercícios de abdômen sempre para o final dos treinos. E o problema não pára aqui não. Além dos treinos de abdômen sempre ficarem para o final, em geral são realizados no mesmo tempo com os mesmos exercícios dentro das mesmas repetições e séries por meses seguidos entrando em um estado de completa estagnação.

Solução

Experimente e teste realizar seu treino de abdômen como o primeiro, e  só execute os exercícios que realmente você sente que trabalham essa musculatura, caso contrário estará apenas se enganando.

Vale aqui a regra dos 80/20 que diz que 80% de nossos resultados são conquistados através de apenas 20% de nossas ações. A dica é que os 20% que realmente dão resultados, nesse caso consistem nos exercícios que geralmente não queremos fazer!

2 – Sobrecarga e volume

Se fazendo barras você treina com cargas afim de exigir mais de seus músculos, por que com seu abdômen seria diferente? É claro que não estou dizendo para você segurar 25 kg logo de cara e fazer alguns abdominais, mas o abdômen é um músculo como qualquer outro e pra que seja igualmente estimulado (uma vez que é um músculo bem forte), é preciso treinar com carga depois de algum tempo.

Um outro erro é fazer 300 abdominais por dia ou qualquer coisa exorbitante do tipo. O volume excessivo pode até causar algum estimulo no músculo, ainda que feito de forma errada (pois nessa quantidade, certamente não estarão todos na forma perfeita). Porém está longe de ser um sistema sustentável e com o passar das semanas, seus músculos deixarão de crescer e diminuirão devido ao pouco tempo de reparo disponível para esses músculos.

Solução

Experimente dividir por exemplos seus treinos da seguinte forma:

Seg & Qui – Oblíquos e reto superior
Ter & Sex – Reto inferior e lombar

Treinar seu oblíquo sempre antes do reto superior, é uma grande sacada que o fará usar da técnica de pré-exaustão, em que o músculo alvo, no caso o reto superior estará sendo trabalhado, porém preservado para ser fatigado posteriormente nos exercícios para reto superior mais isolados.

Lembrando é claro que é necessário mudar os exercícios de tempos em tempos, bem como a ordem os mesmos e suas cargas que devem ser acrescentadas gradativamente de menos para mais.

Quanto ao volume, acredite, se você estiver fazendo os movimentos com suas amplitudes e ângulos corretos, 3 séries de 15 para cada um deles já são suficientes.

3 – DIETA

Eu realmente acreditava que apenas treinar o abdômen me deixaria com os gominhos a mostra, então costumava cometer todos os erros que você viu acima, mais o erro de não fazer dieta. O six pack abs como dizem os norte-americanos são conquistados na cozinha antes de tudo, então sim, pra que você veja seu abdômen da forma como quer, terá que fazer dieta.

Solução

Neste caso você pode consultar um nutricionista, que é o mais indicado para te acompanhar e instruir no que diz respeito a alimentação (que acredite, é mais de 50% no processo), ou aprender a contar calorias para montar suas próprias dietas baseadas em sua taxa de metabolismo de repouso.

Confira aqui um treino matador para reto superior e inferior de apenas alguns minutos!

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Um forte abraço!

Alex Sanches

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