Qual seu tipo físico? Ectomorfo, Mesomorfo ou Endomorfo?

Por 1 No tags Permalink 0

Conhecer seu tipo físico pode te ajudar não só a escolher a melhor dieta, mas também a escolher os melhores treinos e aprender mais a respeito de como seu corpo trabalha e responde aos seus estímulos.

Olá irmãos e irmãs ao redor do mundo!

Eu sou o Alex Sanches e quero te fazer uma pergunta. Certamente você já notou que seu corpo possui algumas diferenças para os corpos de seus amigos, parceiros de academia ou mesmo pessoas as quais você é fã, não é mesmo? Porém, assim como existem diferenças, existem também grandes semelhanças em alguns casos, correto?

Pois é, algumas pessoas tendem a ser mais magras e com um desenho mais curvado, outras pessoas tendem a ser mais pesadas e com ossos também mais largos. Todas essas diferenças são fatores genéticos geralmente passados de pais para filhos.

O ponto é que ao longo dos anos alguns especialistas da área do fitness chegaram a conclusão de que existem melhores práticas de treinos e até mesmo dietas mais específicas dependendo de seu tipo físico. Daí, a importância em se conhecer.

Existem 3 tipos físicos, os ectomorfos, mesomorfos, endomorfos e abaixo você confere um breve resumo sobre cada um deles!

mesomorfo-ectomorfo-endomorfo2

ECTOMORFO

Aparência fina e com baixo índice de gordura corporal.

Pessoas com esse tipo físico em sua maioria possuem corpos finos, com ombros, cintura e quadris estreitos. Uma outra característica interessante é que os ombros costumam ser caídos.

O rosto tende a ser triangular e é fácil para o individuo ectomorfo emagrecer ou manter um baixo nível de gordura corporal. Em contrapartida esse tipo físico sofre com dificuldade em ganhar massa muscular.

MESOMORFO

O próprio nome já diz, seria o meio entre os dois extremos com corpo atlético e um metabolismo acelerado.

São de forma geral indivíduos com corpos magros e atléticos porém que possuem alguma facilidade tanto para perder peso quanto para ganhar massa muscular.

Em sua maioria, possuem também cintura baixa e estreita com ombros bem largos, mandíbula quadrada e e maçãs do rosto bem proeminentes. Braços e pernas também tendem a ser fortes e definidos.

ENDOMORFO

É um biotipo maior, porém com mais gordura corporal.

Pessoas com esse tipo físico em geral possuem ossos e cintura mais largos, além de coxas grandes e rostos arredondados. Os braços e pernas costumam ser curtos intensificando o aspecto mais encorpado desse tipo de corpo.

Possuem mais gordura corporal e muita facilidade para o acúmulo de tecido adiposo, porém possuem igualmente facilidade para ganhar massa muscular, mais ainda do que os demais tipos.

Conseguiu encontrar qual é o seu tipo físico com base nas informações acima? Comente abaixo e deixe-me saber o que você achou!

E se você ainda não faz parte da Lista Vip, aproveite e inscreva-se já, é gratuito.

Clique aqui para receber GRATUITAMENTE 3 vídeos de como começar a treinar da forma correta, mais 2 e-books exclusivos, 12 Receitas para Hipertrofiar e o e-book Hipertrofia Sem Mistérios.

E se você está em busca de motivação, inscreva-se aqui também GRATUITAMENTE para que eu te envie um super material que com toda certeza poderá transformar sua vida.

Te vejo em breve aqui!

Forte abraço!

Alex Sanches

[Total: 5    Média: 4/5]
1 Comment
  • Emanuel
    abril 10, 2015

    Um bom texto informativo, porém ficaria melhor se acrescentasse mais detalhes(parece que até puxou um “saco” pro mesomorfo rs). Esse lance de biótipos gera bastante polêmica para algumas pessoas, alguns defendem que com a miscigenação não existem mais ectos, endos e mesos, mas existam misturas entre eles, como um ecto/endomorfo: uma pessoa grande, ombros e ossos largos porém com o metabolismo avançado do ectomorfo que dificulta o ganho de gordura.
    Otima matéria, continue assim.

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *