Quanto tempo deve durar seu treino para hipertrofia?

Essa é uma pergunta constante na cabeça de muitas pessoas, ainda mais nos dias de hoje em que tempo tem valido mais do que ouro e se tornou no fator decisivo na hora de fazer ou não atividades físicas.

Olá irmãos e irmãs ao redor do mundo!

Eu sou o Alex Sanches e hoje vim responder uma pergunta que é muito comum principalmente por quem está buscando iniciar seu treino seja de Calistenia & Street Workout, seja em academia que é: quanto tempo eu devo treinar?

Bem, ao longo de nossas vidas aprendemos muitas coisas, e uma das coisas que sempre ouvimos é que quanto mais de algo, melhor. Bem, essa métrica pode funcionar pra algumas coisas sem dúvida, porém no que diz respeito ao treino voltado ao ganho muscular, não é bem assim.

Tem muita gente que quando vai treinar confunde pegar pesado nos treinos com ficar nas barras por horas fazendo pull ups ou qualquer outro exercício que seja na esperança de que assim terão melhores resultados.

Por outro lado há aqueles que também vivem numa escassez do mundo moderno sempre com pouco tempo a disposição e muitos compromissos, o que acaba fazendo com que treinem muito pouco.

Quem treina muito pode se lesionar, desenvolver problemas articulares e musculares, irritação, insônia, baixa libido, dentre outros males. E em contra partida, quem treina pouco ou quase não treina pode acabar com problemas ligados ao sedentarismo, que assim desencadeiam uma outra infinidade de males.

E  a título de curiosidade apenas, o sedentarismo mata mais do que o cigarro, você sabia?

Pois é, essa história é clássica, uns treinam demais e outros muito pouco…

Bem, a simples informação da media de tempo que seu treino deveria durar pode ser o divisor de águas de sua saúde num futuro muito próximo tanto para quem treina muito quanto para quem não pratica atividades físicas, ou pratica muito pouco.

Mas então, existe um tempo ideal para o treino de hipertrofia, afinal?

Sim, existe sim. De maneira geral, o tempo que profissionais levam para treinar varia entre 40 e 60 minutos, podendo se elevar um pouco mais ou um pouco menos que esse período.

E esse período alias é indicado a quase todos os objetivos, desde quem busca o emagrecimento até o ganho de massa muscular, que é o que estamos falando aqui no momento.

Quanto mais intensa e rigorosa for sua sessão de treinos, menos energia e capacidade você terá de mantê-la por muito mais tempo com qualidade. Por isso o pouco tempo de treino.

E esse tempo ainda pode diminuir se você por exemplo fizer super séries combinadas nas barras com flexões ou qualquer outra combinação nos moldes de super sets aplicadas ao treino de Calistenia & Street Workout com baixos intervalos.

É claro que vale ressaltar a importância da periodização dos treinos afim de não se desenvolver overtraining com o volume e intensidade dos treinamentos, mas sobre isso comentamos nos próximos posts.

Se você ainda não faz parte da Lista Vip, aproveite e inscreva-se já, é gratuito.

Clique aqui para receber GRATUITAMENTE 3 vídeos de como começar a treinar da forma correta, mais 2 e-books exclusivos, 12 Receitas para Hipertrofiar e o e-book Hipertrofia Sem Mistérios.

E se você está em busca de motivação, inscreva-se aqui também GRATUITAMENTE para que eu te envie um super material que com toda certeza poderá transformar sua vida.

Te vejo em breve!

Um forte abraço!

Alex Sanches

[Total: 4    Média: 3.8/5]
1 Comment
  • Diego Cabral
    março 19, 2015

    Muito legal a informação!
    Parabéns, o site sempre tem conteúdo muito útil!

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *